segunda-feira, 17 de junho de 2013

SEQUÊNCIA DE APRENDIZAGEM "MEU PRIMEIRO BEIJO" DE ANTÔNIO BARRETO

Profº.Simone Mortari

Público Alvo: 9º Ano Ensino Fundamental
Tempo estimado: Duas a quatro aulas.

Objetivos:
v  Trabalhar a oralidade.
v  Articulação de informações do texto com seus conhecimentos prévios.
v  Leitura dos gêneros a partir da familiaridade.
v  Fazer inferências, criando hipótese de sentido.
v  Relacionar e interpretar dados para desenvolver a habilidade de expressão oral e escrita.
v  Construir e aplicar conceitos de intertextualidade.

1-ATIVAÇÃO DE CONHECIMENTO DE MUNDO; ANTECIPAÇÃO OU PREDIÇÃO; CHECAGEM DE HIPÓTESES.
Indagações:
1-Sobre o que o texto irá tratar?
2-Que tipo de texto sugere o título?
3-Onde e com quem  será que acontece os fatos?

2-Localização de informações, comparação de informação e generalização

Questionamentos:
1-As hipóteses levantadas se confirmaram? Comente: 
2-Onde aconteceu o beijo?
3-Comente a linguagem do texto.
4-Qual a idade aproximada dos jovens?
5-Por que você deduz isso?
6-Quem era o “Cultura Inútil?
7-Quem é o narrador do texto?
8-Que tipo de discurso há no texto?

3-Produção de inferências locais, produção de inferências globais.
v  Discutir a linguagem abordada.
v  Anotar na lousa os termos desconhecidos com auxílio de dicionário.
v  Explorar as informações implícitas, levando o aluno à reflexão e ao questionamento.
v  Comentar e discutir a transformação da personagem ao longo do texto.

4-Recuperação do contexto de produção
v  Pesquisa sobre o autor.
v  Características do gênero.
v  Qual é o público alvo do texto?
v  A linguagem é compatível?
v  Estrutura do texto.
v  Elementos da narrativa.

5-Percepção de relações de intertextualidade

Fragmento do livro Cinco minutos, de José de Alencar

— Meu amigo, disse ela com voz débil, vou pedir-te uma coisa, a última; tu me prometes cumprir?
— Juro, respondi-lhe eu, com a voz cortada pelos soluços.
Daqui a bem pouco tempo... daqui a algumas horas talvez... Sim! sinto faltar-me o ar!...
— Carlota!...
— Sofres, meu amigo! Ah! se não fosse isto eu morreria feliz.
 — Não fales em morrer!
— Pobre amigo, em que deverei falar então? Na vida?...
Mas não vês que a minha vida é apenas um sopro... um instante que breve terá passado?
— Tu te iludes, minha Carlota.
Ela sorriu tristemente.
— Escuta; quando sentires a minha mão gelada, quando as palpitações do meu coração cessarem, prometes receber nos lábios a minha alma?
— Meu Deus!...
— Prometes? Sim?...
— Sim.
Ela tornou-se lívida; sua voz suspirou apenas:
— Agora!
Apertei-a ao peito e colei os meus lábios aos seus. Era o primeiro beijo de nosso amor, beijo casto e puro, que a morte ia santificar.

6-Percepção de outras linguagens, elaboração de apreciações estéticas e/ou políticas.

 O beijo na história da humanidade.

O beijo de Judas

 Discussão: Beijos cinematográficos


Música:
                
         
 Primeiro Beijo, de Marco Aurélio e Paulo Sérgio

Lembro daquele beijo que me deu, no meio do intervalo aconteceu
                         Voltei pra aula com o coração completamente louco de paixão                              
Você ficou na sala me olhando, senti que a gente tava namorando 
Naquela hora era um amor, não deu nem pra ouvir o professor
Aí não consegui nem estudar 
Só queria lembrar daquele momento que até hoje faz sonhar 
A melhor emoção de todas que eu gosto de lembrar
Foi meu primeiro beijo 
Foi a primeira paixão 
Nunca mais te esqueci 
      Guardei você pra sempre dentro do meu coração (x2)                                                                 
                                                          (Repetir tudo de novo)                                                                                                              

Nenhum comentário:

Postar um comentário