quarta-feira, 5 de junho de 2013

A DESCOBERTA DO PRAZER DA LEITURA

 

 É interessante a maneira como a leitura e o prazer por ela nos são apresentado...
     Meus pais não tiveram a oportunidade de terem instrução formal, mas me lembro com carinho que minha finada mãe todos os dias nos contava histórias inventadas por ela e que apesar de algumas serem assustadoras me fazia sonhar...
     Outra influência marcante em minha vida foi dona Zilda, minha madrinha, que esperava pacientemente eu terminar de brincar na rua, para depois, do café da tarde, me ensinar “coisas de menina”, e entre um crochê e um tricô ela me apresentou Machado de Assis, Jorge Amado, Edgar Allan Poe entre outros...
     Sei hoje que o prazer que sinto devo a elas, seja pela oralidade de minha mãe, pelos ensinamentos de minha madrinha ou por quando minha vó ficava fazendo carinho em qualquer papel que pegava e quando questionada sobre esse gesto, dizia: “Olha que lindo! Deve ser muito bonito o que esse monte de letras diz ai.”

     Acredito que a nossa missão seja essa: mostrar aos nossos alunos que esse monte de letras é uma descoberta por um mundo maravilhoso do conhecimento.
               SIMONE MORTARI DE SOUZA AZEVEDO

Um comentário: