Sandra Regina
Estou muito feliz com o resultado obtido com as minhas turmas de 2012,
acredito eu que fiz a escolha certa, quando escolhi a poetisa Cora Coralina e o
primeiro poema escolhido foi "Minha infância", e ao lerem os alunos
começaram a questionar o que ela relatou em seu poema, os maus tratos vividos
por ela, se era verdade o que ela dizia, ou seja eles ficaram horrorizados e
diziam: "nossa como ele fazia isto com ela", "coitada ela deve
ter ficado triste" e, assim por diante, lemos outro tantos para
conhecer um pouco mais sobre aquele senhorinha (como diziam os alunos), pedi
para que relatassem um momento que tivesse marcado muito em sua vida, podendo
ser momento bom ou ruim. Fiz a leitura dos seus relatos, corrigi o que tinha
para ser corrigido junto com o aluno, após isto, pedi para transformarem seus
relatos em poemas e, modéstia parte ficou lindo, expomos para a visitação dos
pais, ao lerem alguns riam, outro riam e diziam: "sabe professora eu
nem imaginava que este acontecimento mencionado por fulano, tinha sido tão
importante. E pretendo transformar este e outros poemas que viram em um belo
livro. Nenhum trabalho é fácil ou impossível, mas, com paciência e dedicação
tudo dará certo.
Simone Mortari
Após a reflexão do
texto, pude reafirmar minhas convicções, pois sempre acreditei que a função
da prática de leitura e escrita cabia a todos os profissionais da educação e
não somente aos de Língua Portuguesa, pois a linguagem está em todos os
lugares e áreas do conhecimento. Os profissionais das outras áreas
precisariam ter uma visão mais global sobre as práticas de leitura e
escrita, pois eles devem parar e refletir sobre todo o processo que este
mecanismo traz, devendo assim, não só ficar nos conteúdos decorados, mas
ensinar o educando a desenvolver as habilidades de leitura e
interpretação dentro daquela área do conhecimento, desde modo uma grande
parte das dificuldades que encontramos nos alunos na hora da escrita seria
solucionada, pois envolveria todas as áreas do conhecimento em um só
objetivo: Que é fazer o aluno, em primeiro lugar, adquirir gosto e práticas
de leitura.
|
Uma prática de leitura que
os meus alunos mais gostam é quando entro na sala, uma vez por semana,
com um texto qualquer, ou seja, pode ser literário ou não, leio para eles
sem compromisso antes do inicio da aula, ele só ouve, se quiser comentar
comenta senão a aula se inicia, com isso os alunos passaram a pedir copias dos
textos e a trazer os deles e o que é mais gratificante é que agora noto que há
alguns alunos produzindo textos para ler e não só trazendo os que eles mais
gostam com isso em algumas salas está se tornando cada vez mais esporádico eu
levar os texto. Esta dinâmica é estipulada para dez minutos, para não
prejudicar o andamento das atividades da aula.
Nenhum comentário:
Postar um comentário