quarta-feira, 5 de junho de 2013

Experiências com a prática de leitura e escrita em sala de aula

Sandra Regina

Estou muito feliz com o resultado obtido com as minhas turmas de 2012, acredito eu que fiz a escolha certa, quando escolhi a poetisa Cora Coralina e o primeiro poema escolhido foi "Minha infância", e ao lerem os alunos começaram a questionar o que ela relatou em seu poema, os maus tratos vividos por ela, se era verdade o que ela dizia, ou seja eles ficaram horrorizados e diziam: "nossa como ele fazia isto com ela", "coitada ela deve ter ficado triste" e, assim por diante,  lemos outro tantos para conhecer um pouco mais sobre aquele senhorinha (como diziam os alunos), pedi para que relatassem um momento que tivesse marcado muito em sua vida, podendo ser momento bom ou ruim. Fiz a leitura dos seus relatos, corrigi o que tinha para ser corrigido junto com o aluno, após isto, pedi para transformarem seus relatos em poemas e, modéstia parte ficou lindo, expomos para a visitação dos pais, ao lerem alguns riam, outro riam e diziam: "sabe professora eu nem imaginava que este acontecimento mencionado por fulano, tinha sido tão importante. E pretendo transformar este e outros poemas que viram em um belo livro. Nenhum trabalho é fácil ou impossível, mas, com paciência e dedicação tudo dará certo.




Simone Mortari

Após a reflexão do texto, pude reafirmar minhas convicções, pois sempre acreditei que a função da prática de leitura e escrita cabia a todos os profissionais da educação e não somente aos de Língua Portuguesa, pois a linguagem está em todos os lugares e áreas do conhecimento. Os profissionais das outras áreas precisariam ter uma  visão mais global sobre as práticas de leitura e escrita, pois eles devem parar e refletir sobre todo o processo que este mecanismo traz, devendo assim, não só ficar nos conteúdos decorados, mas  ensinar o educando a desenvolver as habilidades de leitura e interpretação dentro daquela área do conhecimento, desde modo uma grande parte das dificuldades que encontramos nos alunos na hora da escrita seria solucionada, pois envolveria todas as áreas do conhecimento em um só objetivo: Que é fazer o aluno, em primeiro lugar, adquirir gosto e práticas de leitura.

Uma prática de leitura que os meus alunos mais gostam é quando entro na sala, uma vez por semana,  com um texto qualquer, ou seja, pode ser literário ou não, leio para eles sem compromisso antes do inicio da aula, ele só ouve, se quiser comentar comenta senão a aula se inicia, com isso os alunos passaram a pedir copias dos textos e a trazer os deles e o que é mais gratificante é que agora noto que há alguns alunos produzindo textos para ler e não só trazendo os que eles mais gostam com isso em algumas salas está se tornando cada vez mais esporádico eu levar os texto. Esta dinâmica é estipulada para dez minutos, para não prejudicar o andamento das atividades da aula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário